quinta-feira, 23 de março de 2023

Joao 6 - Parte 1

 A primeira multiplicação 


A palavra de Deus se renova todos dias, e a casa dia e a cada leitura, e a cada fome e sede por conhecer a Deus...


Refletindo:

1- Quem são seus companheiros de caminhada?

Filipe - o homem prático, racional... logo calculou e viu, ESSA CONTA NAO FECHA JESUS.

André - o homem pro ativo... já foi logo procurar quem tem, juntar aqui ali ... ops, OLHA JESUS, ATE PROCUREI NA GALERA, MAS O QUE ENCONTREI NAO DA P GERAL NAO. 

Provavelmente que eu não faria diferente, talvez pegaria a lancheira do rapaz e diria, AMIGO, JESUS PRECISA MAIS QUE NÓS TODOS.   O que não faria NENHUM SENTIDO rs.

Mas, qual é desse cara da lancheira? Que doido hein... será que ele era comilão, ou era prevenido, ou quem sabe tava levando lanche para sua família... já pensou se era você? Tá maluco André, cada um com seus problemas... eu trouxe para mim, hoje talvez faríamos toda uma pose de santos dizendo TU ES UMA "VIRGEM" LOUCA, NAO ESTAVA PREPARADO ... não vou dividir, senão fica eu e vc sem.


Percebe que existe tanta história tanta ministração de Deus pra nós dentro de um acontecimento que já é maravilhoso só no seu título, mas nas entre linhas se torna mais profundo o aprendizado.

Então, esses são os principais "companheiros" de viagem nessa história. O que aprendo com eles:

Filipe rapidamente percebeu que era Jesus o Messias, compartilhou com seu amigo Natanael essa verdade. Agora, a que parece Filipe "rápido" em ter respostas, disse uma verdade humana; NÃO  tem dinheiro que pague tantos pães. Mas, apesar da humanidade de Jesus, Jesus sabia quem é o Pai (que lá na frente Filipe pede que Jesus o mostre), Jesus não estava preso a cálculos, a dinheiro, ou se teria "padeiro" que desse conta de fazer tantos pães em pouco tempo. Jesus o Messias, tinha a respostas da sua própria pergunta, afinal ELE é a resposta.

Jesus sabia do óbvio, Jesus viu a quantidade de pessoas, e mesmo assim queria não a resposta "rápida" a resposta racional, não queria um contador... queria a resposta de um verdadeiro cristão, do tipo daquela mulher 2 Reis 4:20... com um filho morto a resposta rápida lógica seria um NAO, GRITADO E COM MUITO CHORO, mas de um crente movido pela fé, VAI TUDO BEM...

E André quase foi esse cristão, porque ele foi em busca de algo que pudesse entregar a Jesus.  Mesmo que sendo conhecido mais como "André, irmão de Simão", foi o primeiro a ser chamado para seguir Jesus. André buscou dentro da ação humana, vem cá, junta isso aqui, pergunta fulano ali... me parece muito como um cristão que está sempre em movimento, louvor, palavra, crianças e também secretaria... e não tem nada de errado em se movimentar no NATURAL, NO HUMANO. O mal está em não se orientar, se deixar ser levado pelo vento de Deus, ou se jogar as águas profundas de mover de Deus. Contar apenas com o natural, nos deixa assim... ah JESUS eu até tentei, eu procurei eu fiz assim assado, mas, não deu certo. Deus em seu poder sem limites, NAO precisa de seu "movimento" de seus 5 pães e 2 peixes... mas, eis aí um grande passo pra Deus usar o que você tem pra realizar grandes coisas, não me diga que esqueceu 2 Reis 4.1, uma mãe viúva que SÓ TINHA UM POUCO DE AZEITE, Deus pode tudo todas as coisas... mas Ele é perfeitamente lindo em "compartilhar" seus milagres, usando o improvável, o pouco, o natural para manifestar o sobrenatural.

Falar o que do rapaz da lancheira hein... cara preparado, ou foi fazer uma entrega do ifood e foi barrado na alfândega rs. Mas é interessante pensar que aque lanche tinha um endereço, seja só a barriguinha dele ou se estava indo levar pra família dele que sumiram atrás de Jesus (tipo Davi quando foi levar comida pra seus irmãos sabe). Enfim, com certeza ele não saiu de casa assim; vou levar porque vai que Jesus precisa. Mas, eis uma prova de fogo... ou você está com Cristo e confia nEle e tem a graça de ser participante de cenários poderosos de milagres, ou fica comiserando o "pouco que tem" além de agir com egoísmo de não dividir, porque entenda... sempre tem alguém que ainda menos que você acha tem. Esse rapaz da lancheira estava lá para ouvir histórias de milagres, e até ver milagres ou muito provavelmente estava ali buscando um milagre pra ele mesmo. Acho que tudo seria diferente se ele se escondesse. Não, o milagre não deixaria de acontecer, bem provável que Jesus transformasse pedras em pães (pra loucura de Satanás rs), mas sem milagre não ficaríamos. Mas seria diferente pra esse rapaz, no mínimo ele chegou o mais perto possível de Jesus tipo área VIP rs, provável que viu tudo acontecendo, pães e mais pães.  Existe muita alegria em estar no dia do milagre, mas pensa a emoção em dizer EU FIz parte desse milagre, eu doei o que tinha pra esse milagre, eu vi foi com o pouco que tinha que Ele fez. Quanta alegria  deve ter tido narrando esse dia.

Mas vamos falar disso depois ... (continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário