A Saga do Soldado

O Alistamento

         Há muitos feridos, choram de angustia e de dor, clamam por proteção e por paz... hoje me lembrei dessa canção, e pensei no campo de batalha, numa guerra.
         No nosso país há uma obrigação de todo cidadão masculino ao completar seus 18 anos alistar-se como soldado. Mas existem dois tipos de cidadãos que vão se alistar:
          -Os que não gostam de guerra, mas como atingiram a maior idade obrigatoriamente precisam se alistar pra ficar bem com a Nação. 
         -Já o outro é o que tem fogo nas veias, tem espírito patriótico e não vê a hora de chegar a maior idade pra se alistar, raspar a cabeça colocar o uniforme e ir contra os inimigos, e espera que estoure logo uma guerra pra poder ir para o campo de batalha.
         Na obra de Deus não é diferente. Temos esses dois soldados. Os que estão alistados pra cumprir uma regra, uma lei, e os que realmente sabem que é nobre batalhar contra o inimigo, porque sabe que Deus os deu autoridade para libertar os cativos.
         Qual a motivação que tem em se alistar como soldado de Deus? Porque seus pais são alistados, porque a pessoa que você gosta se alistou, porque não tinha outra escolha? Ou se alistou porque ama sua pátria, não falo do Brasil, mas do céu de glória, porque se preocupa com as almas que morrem no campo de batalha, porque ama lutar e combater o bom combate?
         Espero que se encaixe nas ultimas indagações, pois se sua motivação for por qualquer outra coisa que não seja amor a Deus e as almas, estas perdendo tempo. Mas ainda creio que você há de se motivar por causas nobres.
         Quem suportar o peso da santidade este apto para servir no batalhão de Cristo.

A Estratégia do inimigo
 

         No texto anterior, falamos sobre o alistamento do soldado. Uns se alistam por amor, outros por obrigação. Hoje vamos falar sobre uma das estratégias do nosso inimigo.
         Conta-se que certa vez Alexandre o Grande questionou porque mesmo matando tantos, os soldados adversários insistiam em continuar a lutar contra seu exército. Então ele pensou, pensou e pensou e chegou a esta conclusão: A partir de hoje não vamos mais matar nossos adversários, vamos apenas feri-los. Então inconformados com a orientação seus soldados perguntaram por quê? Então veio a resposta: Porque toda vez que um soldado morria, eles partiam com tudo pra cima, eles se enfureciam por seus companheiros estarem mortos. Queriam vingar a morte de seus amigos e essa vingança lhe davam força e coragem. Mas se apenas os ferirmos, tentaram salvar seus amigos feridos, e então estarão despercebidos e despreparados, assim poderemos atacá-los totalmente, assim será mais fácil vencer.
         Satanás também faz assim conosco, que somos soldados do Senhor. Já parou para pensar porque temos tantas pessoas feridas nas nossas igrejas? Satanás nos fere pra que acabe totalmente com a estabilidade do exército. A estratégia de satanás vem por muitos anos vencendo muitas gerações de soldados, porque somos um corpo no Senhor. Se um pé destroncar, todo o corpo sente. É preciso que entendamos de uma vez por todas fechemos as brechas.
         Queridos, nosso adversário não esta de brincadeira quando nós como Soldados de Cristo nós dispomos a conquistar os territórios antes marcados por satanás. É preciso que nós soldados, os que estão feridos e os sãos, clamemos e busquemos pelo bálsamo de Gileade, por ventura não creem mais que há um médico em Gileade?

VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. (Oséias 6 : 1)

A Aceitação do chamado 


         Pesquisando sobre as batalhas de antigas, percebo que na frente de todo exército ia primeiro a Artilharia, que montavam suas engenhocas como, por exemplo, as catapultas. E logo depois os fuzileiros vinham em lugares estratégicos escondidos, atiram de longe...
         Trazendo pra nossa vida cristã, vemos que a artilharia são aqueles que estão à frente das batalhas, não se vendem não se trocam, que lutam com tudo pelo evangelho pleno e puro... Mas ele precisa sempre que um fuzileiro o dê cobertura pra avançar.
         Já os fuzileiros, são aqueles que têm uma visão de longe da batalha, não se envolvem muito estão sempre de longe. Mas eles têm uma função que é fundamental para atuação da Artilharia. Defender os artilheiros é tudo que precisam fazer, pois eles têm uma visão privilegiada da batalha.
Mas lendo isso eu indaguei, se cada artilheiro ou fuzileiro executam bem o seu papel, porque ainda assim, existem tantos feridos e até mortos em campos de batalhas? Sabe por quê? Porque muitos fuzileiros têm dormido no meio da batalha, deixando de guardar em oração aqueles que vão de cara à luta. Muitas vezes a linha de frente a Artilharia é invejada por sua bravura e coragem, por não terem medo de estar na frente... Então muitos fuzileiros invejosos cruzam os braços e deixam que os Artilheiros se virem sozinhos.
         A cada um de nós Deus chamou para ser Artilheiro ou Fuzileiro. Não há como sermos todos Artilheiros ou todos os Fuzileiros. Precisamos entender que “se todo corpo for olho, onde estará o ouvido? 1co12:17”. Todos nós somos úteis na presença de Deus. Não queira ser Artilheiro se você que foi chamado para ser Fuzileiro, e não queira ser Fuzileiro você que foi chamado pra ser Artilheiro. Todos nós somos importantes e necessários na obra de Deus, independente se você é o pastor ou o zelador da igreja. Deus nos vê igual. Não há um maior ou menor. Temos que parar de pensar que o serviço do outro é melhor, que o que o outro faz é mais fácil. Deus nos dá tarefas que possamos realizar nada a mais e nada a menos. O mesmo espírito de Deus que habita no artilheiro habita em ti você que é um fuzileiro.
         Apenas quando entendermos isso estaremos totalmente prontos para batalha. Não há mais inveja nem porfia no exército de Cristo? Entenda que “se um soldado padece, todos do exército perecem. E se um é honrado todos se regozijam 1co12:26”.
         Se então entendemos e aceitamos o chamado de Deus pra nós, vamos à luta, combater o bom combate.

Combatendo o bom combate 


         Fiquei um bom tempo sem escrever, pois estava combatendo um bom combate. E é verdade mesmo, assim como Paulo estava descrevendo sua condição de vida naquele momento, senti isso muito forte em minha vida. Na verdade andei por muito tempo combatendo um “mal” se não julgar péssimo combate, mas a verdade, a palavra, o verbo Jesus me libertou. E assim com eu, acredito que muitos fazem isso sem saber que estão combatendo “mal”.
         Mais então o que significa "combater o bom combate”?
         Em efésios 6 é bem claro quando diz que nossa luta não é contra carne ou sangue. Muitos já sabem citar esse versículo facilmente, mas ainda não aprendeu a vivê-lo, porque a palavra o verbo Jesus ainda não o libertou. Então vou falar o que é o "mau combate".
         Às vezes estamos em uma luta em que conseguimos apenas ver a “carne” a pessoa, e é ai que muitos começam a combater um mau combate.
         Quando olhamos pra um colega de trabalho e começamos ignorá-lo porque ele esta querendo subir na empresa pisando em você, e falamos mal dele pra todos; estamos combatendo mal. Quando começamos a criticar o cônjuge, porque ele deixou de cumprir algo que havia prometido, e logo dizemos palavras duras que exponha suas fraquezas, estamos combatendo um mau. Quando por te perseguirem, afrontarem ou humilharem você colocar a culpa em Deus, nas pessoas e se enlouquecer dizendo que Ele não te ama, não se importa com você, e abandona tudo cruzando os braços, e murmura dizendo ate mesmo palavras más. Você esta combatendo um mau combate.
         Estamos deixando de combater contra o pecado que cegou nossas vidas, para combater diretamente contra elas, combate entre família, entre amigos, entre irmãos em Cristo. Estamos num combate onde se visa nossas buscas pessoais, nossos caprichos, lucro, fama. E isto é um combate falido, morto sem expectativa de vida vitoriosa, por isso há tantos soldados feridos, enquanto nos preocupamos em derrotar, em lutar uns contra os outros, satanás esta vencendo muitas batalhas... ooooh que isso, o que esta dizendo... Digo e repito, satanás esta vencendo sim, quando lutamos uns contra os outros e esquecemos o que realmente importa, perdemos tempo, e no Reino de Deus tempo não é dinheiro, tempo é vida, tempo são almas.
         Sê liberto pela palavra... Seu inimigo não é seu cônjuge, seu irmão em Cristo, seu colega de trabalho... Seu inimigo é satanás, e contra satanás não adianta usar sua língua afiada, sua mente que bola planos infalíveis...
         Então toda vez que você tiver oportunidade para esmagar, de humilhar de volta alguém que você julga seu “inimigo”, pense bem: Estou num bom combate, cabe a Deus trazer o juízo. Cabe a Deus fazer o que é preciso.
         Como estas combatendo soldado de Cristo? 
         Fica a dica para os muitos soldados feridos na caminhada:
“Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6:13 e 18

As Armaduras de Deus

         É impossível falar de armadura e não se lembrar da história de Davi quando foi enfrentar a Golias. Saul ofereceu a Davi sua armadura o que era costumeiro de todos os soldados usarem nas batalhas, mas desde o início Davi sabia que não uma batalha comum, não era apenas contra Golias. Teve uma afronta ao Deus todo poderoso. Davi responde a afronta de Golias dizendo: Tu vens a mim com espada, lança e escudo, eu porem vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, que tu insultaste. E bem sabemos que Deus entregou nas mãos de Davi a cabeça de Golias.
         Em Efésios 6:12 também nos mostra que nossa luta não é contra carne e sangue, então como vamos lutar com armaduras ou poderia chamar de estratégias humanas? Se alguém te persegue, persiga-o. Se alguém te afronta, afronte-o. Se alguém lhe bate, bata nele também... Claro que não devemos fazer isso, mas é o que somos levados a todo tempo a fazer, responder a altura aquele que lhe ofendeu. Mas dentro daquilo que tenho aprendido vou escrever porque devemos nos revestir das armaduras de Deus.
O cinto da verdade: Há muitas pessoas que usam o cinto como acessório, mas o cinto foi criado para segurar, para não deixar cair. Sabemos que a palavra de Deus é a verdade João 17:17  diz isso. Então aprendemos que para batalhar precisamos ler e aprender mais da palavra de DEUS, afinal, um soldado que não tem uma bússola com certeza ficara perdido.
A couraça da justiça: A couraça cobre o coração. E é onde somos muito atacados. Em Provérbios 4:23 fomos advertidos a guardar nosso coração, pois é dele que procedem as saídas da vida.
O calçado do evangelho: Os calçados vêm para aliviar nossos pés, se não o tivéssemos estaríamos com os pés cortados de tanto andar. E isso significa estar preparados para evangelizar. Sair na rua em dias quentes descalço queima os pés. Assim também será se sairmos para evangelizar sem estar preparado.
O escudo da fé: O escudo é uma defesa que se move. Lançada a flecha você pode movimentar seu escudo para onde lhe defendera melhor, seja na cabeça ou até nos seus pés. Hebreus 11:1 diz que a fé é o fundamento das coisas que se esperam e não se veem. Sendo assim: Estejamos certos de que o escudo de Cristo pela fé há de nos proteger.
O capacete da salvação: O capacete é a armadura que cobre a cabeça é claro. Lembro logo de que as flechas contra nossa é mente são muitas e às vezes nos levam a pensar em desistir. Posso dizer que nossa mente precisa esta protegida das falsas doutrinas, das más conversações que nos levam a por em dúvida a nossa salvação.
A espada do espírito: A espada geralmente é embainhada na cintura, que como aprendemos é a palavra de Deus. Sendo assim, creio que sendo a espada uma arma “ofensiva”, quando a usamos é para vencer o inimigo como Cristo venceu satanás no deserto. Que conforme Hebreus 4:12 “a palavra de Deus é mais penetrante do que espada de dois gumes”.
A Oração e vigilância não esta referida como armadura, mas creio que como uma resalva, de fato não foi em vão que esta referida junto à armadura de Deus.
Oração: A oração do justo pode muito em seus efeitos. Em tempos de guerra não se pode deixar de orar, e é justamente onde somos atacados com o cansaço e “falta de tempo”. Porque o diabo sabe que sem Cristo não podemos vencer, por isso ele tentar nos afastar de orarmos a Deus.
Vigilantes: Muitas vezes fazemos tudo muito certo, evangelizamos, lutamos, amamos e cuidamos dos nossos irmãos. Mas por uma coisinha “boba”, tropeçamos. Uma resposta enfurecida aos pais ou cônjuges, uma mentirinha ao patrão. E muitas coisas que por não vigiarmos caímos em tentação. Não perca a batalha por falta de vigilância.
         Paulo diz que as armas do nosso combate não são as meramente humanas, mas são "poderosas em Deus" para destruição das fortalezas e anulação do engano 2Co.10.4.

Resumo da Saga do Soldado de Cristo

- Pessoas que se alistam como soldados, mas nem se importam e nem sabem o quanto é difícil ser soldado de Cristo, e vira alvo fácil para se ferir em batalha.
- Soldados que são feridos por estratégia de satanás para matar todo o exercito de Deus.
- Soldados que se ferem por não aceitarem o seu chamado, e querer exercer uma função que não é a sua.
- Soldados que estão combatendo um "mal" combate, acabam se ferindo e ferindo os seus próprios amigos de combate.
- As armaduras que Cristo deixou para batalharmos, não são carnais, mas são poderosas em Deus para vencer fortalezas.
         Por isso quero finalizar esses textos sobre o soldado ferido com a música que iniciei... Sabemos que há muitos feridos na caminhada, quem nunca se feriu? Quem nunca se cansou? Quem ate mesmo nunca disse vou desistir? Mas para todos os que estão feridos, tenho uma palavra de vida... "Tu não morreras Soldado, mudaras seu nome de soldado ferido para soldado valente, que mesmo ferido foi avante, lutarás até o fim e recebera a coroa da vida, a coroa de glória”.

Gabby 


Há muitos feridos...
Choram de angústia e de dor
Clamam por proteção e por paz...
Amigos que choram
Sua necessidade atende hoje
Não deixes um soldado ferido morrer...
Verta o bálsamo...
E a ferida sarará...
Protege-o com teu manto de amor...
O pão partiremos sim
Descanso lhes dará
E toda angústia sairá
Não deixes fiéis soldados feridos
 morrer
Seguindo sua ordem
Lutaram na frente para o Rei
E o forte inimigo puderam vencer...
Mas por este esforço satã intentou suas vidas matar
Não deixes um soldado ferido morrer...
Não podes olhar sem socorrer
O amor é mais forte, e faz viver
Não podes deixar um soldado ferido
 morrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário