sexta-feira, 8 de abril de 2016

O que há de bom em ser discipulado?

Geralmente se tem a ideia de apenas alguém que se entregou a Jesus que precisa ser discipulado, muitos dizem que após sermos batizados nas águas que precisamos ter alguém acompanhado porque as coisas ficam bem complicadas nesse período.
Mas não é bem assim que entendo, do mais novo convertido ao mais velho precisam ser discipulados. Há sim uma ideia de que os novos na fé precisam ser discipulados porque ainda precisam aprender a nova vida em Deus, e isso é bem mais fácil quando temos um pai ou mãe no caso espiritual. Mas não ha como se enganar em dizer que infelizmente muitos já ha muito tempo na caminhada cristã nada sabem, nada aprenderam. Você pode dizer, culpa do pastor, do pregadores os que ensinam a palavra, mas não é verdade, claro que a própria bíblia diz na responsabilidade daqueles que ensinam a palavra 1 Timóteo 4:16, mas assim como Jesus ensinava as multidões e tinha um porção mais profunda para os discípulos, ainda tinha uma porção mais nutritiva para os três Pedro, Tiago e João, e ainda desses 3 tinha João o discípulo amado que de tão intimo de Jesus repousou sua cabeça nos ombro do Mestre, que privilégio, assim também é na igreja. Nunca seremos bem alimentados saciados comendo com a multidão, é só você imaginar colocar comida pra todos animais de um zoológico, sempre vai ficar um sem comer ou comerá menos, e o desejo de Deus, é que todos se fartem da palavra dEle, pra mim então é uma das idéias de que o discipulado um a um, é tão importante.
O que dizer daqueles que já estão na caminhada a tanto tempo mas não sabem quem são no corpo de Cristo, não sabem o que fazer, onde podem somar (isso quando intendem que devem somar, servir), aquelas perguntas de porque Jesus disse isso, ou porque Moíses , como Davi fez... dúvidas que muitas vezes temos e não temos coragem de faze-las na multidão, esta aí uma ótima oportunidade de falar de tornar-se mais intimo de seu discipulador.
Mas podemos também nos lembrar dos fracos na fé, naqueles que sempre estão caindo no mesmo pecado, problemas no casamento, enfermidades enfrentadas sozinhas, e as mágoas enraizadas, aqueles que estão no domingo renovados, e na segunda ja se esquecem das promessas. Por isso é tão bom ser discipulado, já não vamos precisar passar por esses perrengues, por isso precisamos de alguém por perto que te ajude a traçar planos, conquistar alvos, por isso precisamos ser discipulados. Se você já tem um discipulador, mas ainda assim se sente comendo na multidão, talvez seja hora de VOCÊ reclinar sua cabeça, se aproximar, mostrar que quer segui-lo, mostrar que quer ser como ele e até melhor se assim Deus quiser. O discipulado sempre vai existir naqueles que realmente sabem o que é submissão, o que é ser um aprendiz pra poder ensinar depois, se não acontecer a confiança, a abertura de vida, a prestação de contas, não tem como dar certo, não que seu discipulador vai dizer, passe por aqui, e você vai abaixar a cabeça e vai fazê-lo, mas ao menos ouça, ao menos busque saber o que ele tem a dizer, o que ele ja aprendeu. "Na multidão de conselhos ha sabedoria" .
Por esses dias aprendi algo muito profundo, o que somos... discípulos ou ovelhas? Isso é determinante para seu discipulado dar certo ou não. Se você decide ser ovelha, vai estar se alimentando mais com uma multidão, se você quer ser um discípulo  poderás repousar sua cabeça sobre seu "mestre".  Não adianta requerer um alimento nutritivo se você so aparece pra comer junto a multidão, se aproxime quando já ninguém mais quiser, procure quando todos estiverem dormindo, se interesse em fazer o que seu discipulador faz pra assim ter mais tempo com ele, faça o que ninguém quer fazer com ele, tenho certeza que ele se lembrar disso quando tiver porções especiais para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário