segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Raquel ou Lia, quem você é?


Esses dias li a respeito de duas irmãs que dividiram o amor de um homem. Jacó amou Raquel assim que a viu, mas o costume mandava que se casasse a primogênita primeiro. Ai começa toda a confusão...
Labão engana Jacó (preciso lembrar que Jacó enganou seu pai, Gálatas 6:7 o que o semear isso também ceifara, mas isso seria outro texto...) , Labão deu como esposa Lia a irmão mais velha. 
Eu não quero apontar um lado certo ou um errado, quem tem esse poder é somente Deus. Mas, sempre ouvimos em pregações, em hinos o que Raquel sofreu por não poder gerar um filho, e de fato imagino ser um grande sofrimento ainda mais naquela época. Lia passa quase que despercebida nas linhas da bíblia. Bem provável que com amor (mesmo que por engano), Lia deitou-se com Jacó apenas uma única vez, Jacó não a amava, Jacó ficou desapontado quando descobriu que fora enganado, e isso para uma mulher dói muito, sentir-se rejeitada, desprezada, humilhada.... é assim que acredito que ela se sentiu.
Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril. Gênesis 29:31Eu poderia ate parar por aqui em dizer o quanto Lia se sentia desprezada, pois Deus propôs ajuda-la nessa situação. Lia concebeu 4 filhos, e Raquel clama a Jacó que lhe desse filhos, mas Jacó sabia que era o próprio Deus que fechou sua madre, e claro nada pôde fazer. Então Raquel movida por grande inveja de Lia, manda que Jacó deite-se com sua serva. Outra coisa interessante no versículo 8 do capitulo 30 de Gênesis, Raquel fala "tenho lutado com minha irmã e venci"... fica claro que Raquel estava lutando com a irmã, estava em pé de guerra com Lia, mas Lia não estava nem ai pra Raquel, Lia todo tempo dizia que queria ter filhos para que seu marido a amasse, ou seja Raquel procurou a briga e ainda por cima se diz vencedora de algo que nada condiz, por mais que Raquel quisesse acreditar aqueles filhos não eram dela, eram de sua serva com seu marido (o jeitinho que damos pra Deus, como se Ele precisasse de nossa ajuda). Raquel tinha tudo pra ser feliz, pra viver bem... mas a inveja a cegou e tudo que ela conseguiu ver, era sua irmã passando na sua frente, e isso ela não poderia aceitar.
Raquel mais uma vez mostra sua inveja por sua irmã, que quer ate as mandrágoras que o filho de Lia havia colhido. Lia então a repreende dizendo; - Me tiras o amor de meu marido, ainda quer as mandrágoras de meu filho? Então troca as mandrágoras por uma noite com Jaco. É estranho pensar que uma mulher que tanto amava Jacó, o trocaria por comida. Ate porque la na frente vemos que Raquel era trapaceira também, não respeitava a seu marido, roubando do próprio pai ídolos pagãos.
Lia concebeu mais 2 filhos e 1 filha. Mas aos olhos de Jacó nada mudou. Raquel mais tarde deu a Jacó 2 filhos e na historia de José vemos a inveja tramar mais uma confusão na família de Jacó.
A inveja tem sido sim um dos grandes males desse tempo, seja nas famílias, no trabalho, amizades, e ate nas igrejas... pessoas que não suportam ver pessoas sobressaindo em algo, não se alegram em ver que está dando certo da forma que fazem, e infelizmente isso tem matado muitas pessoas. Minha mãe sempre me dizia que a inveja mata, e uma vez eu vi, podem dizer que é coincidência que é bobeira, mas pra mim foi muito real... certa vez numa casa uma colega de minha mãe desejou tanto uma fruta da casa vizinha que chegou a dizer, esse pé de mamão tinha que esta aqui, não lá. E ficou falando falando, ate que no outro dia, queridos, no outro dia mesmo, o pé de mamão estava sequinho. É assustador pensar nisso, e pensar que convivemos com pessoas com esse tipo de sentimento no coração, desejando a vida dos outros, desejando que dê errado... é triste como vemos competição dentro das igrejas, um querendo aparecer mais que o outro, é só um começar a crescer a dar cria que começam logo a invejar, odiar, maquinar as coisas, para atrapalhar a vida do outro... são tantos ministérios travados sem dar "crias", como Raquel, e eu digo sem medo, é isso que faz a inveja, fecha as madres. Em Mateus 12 diz, que se conhece a arvore é pelo fruto, e se não tem fruto é porque há algo errado na sua madre Raquel, será a inveja? 
Eu acredito que Lia só não teve mais filhos, porque Raquel não deixava que Jacó se deitasse com Lia, porque Lia era boa de "cria", bastou uma noite pra ela ter mais um filho. Deixem que as Lias deem suas crias, deixem que cresçam que deem frutos. Pare de competir por quem dá mais, quem faz mais, quem aparece mais, quem é mais amado... meu Jesus, é tempo de dar crias, de crescer juntos, talvez você não consegue hoje ter seus próprios filhos, ajude quem tem... mas não impeça quem tem de ter mais, não inveje quem tem.
Infelizmente Lia não conseguiu ser reconhecida e amada por Jacó quanto queria, mas algo Raquel não pôde tirar dela, ela foi sepultada como parte da família de Abraão, Isaque e Jacó Gênesis 49:31, já a invejosa Raquel pasmem, ela foi sepultada no meio do caminho, a mulher a quem tanto amou Jacó foi sepultada sem honrarias (o que era de grande valor na época). 
Fica claro aqui, que se temos enfrentado as Raqueis em nossa caminhada, pode ate ser que Jacó não nos defenda, não nos ame ou honre, mas seremos recompensados na glória, Lia descansou ao lado do pai Abraão, ela descansou como parte da família de Jacó.
"Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins" (Tiago 3:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário